top of page

Perda de massa muscular: Conheça suas causas e saiba como preveni-la

Em diferentes momentos da vida o corpo humano passa por modificações naturais e necessárias para seu desenvolvimento.


Até a meia-idade, os hormônios são liberados pelas glândulas de modo eficaz atendendo todas as necessidades funcionais do organismo. Os órgãos trabalham em sincronia e a performance corporal chega ao seu ápice.


Com o passar dos anos, aquele vigor para as atividades diminui. Falta de concentração e mudança de humor são sinais de baixa produção de hormônios.


Cansaço excessivo e fraqueza também se manifestam naturalmente ao longo do tempo e estão associados à perda de massa muscular.


Neste último caso, a perda de massa muscular compromete o desempenho corporal devido a manifestação de dor nas mais variadas partes do corpo.


O colágeno presente em todo o corpo também se reduz, obrigando o paciente ao consumo de repositores nutreicos em parceria com a boa alimentação e exercícios físicos. A redução de colágeno compromete a elasticidade da pele, dos músculos e das camadas que revestem as articulações.


Hábitos de vida: Como eles impactam na saúde


Em muitos casos, dependendo do quadro em que se encontre o indivíduo essa alteração corporal não é notada, permitindo a manifestação rápida e precoce da sarcopenia - nome que se dá à redução de massa magra.


É possível prevenir a perda de massa muscular com a mudança de hábitos e com tratamento medicamentoso:

Exercícios Físicos


Sabe-se a importância das atividades físicas para a saúde. Além de aumentar a capacidade cardiovascular e diminuir o peso, os exercícios trazem ânimo, satisfação e bem-estar aos praticantes.


Para fortalecimento e ganho de massa muscular, musculação e atividades aeróbicas são fundamentais para construir um corpo elegante e saudável, prevenindo assim o desenvolvimento da sarcopenia.

Alimentação Saudável


Preservar a saúde do corpo depende do consumo de nutrientes variados.


Se determinados nutrientes - como a proteína - forem eliminados do cardápio o organismo funcionará em desiquilíbrio, comprometendo a formação e manutenção dos músculos e dos ossos.


Dessa forma, terá de compensar o déficit nutreico destes alimentos através de suas reservas a fim de proporcionar energia para outras atividades orgânicas.


Optar por alimentos ricos em proteína (carne, leguminosas, grãos, etc.), aumentar a quantidade de legumes e de verduras nas refeições, reduzir o consumo de alimentos processados e evitar bebidas gaseificadas e com álcool é um grande passo dado.

Tabaco


O tabaco é um dos fatores diretos para a perda de massa muscular.


As toxinas presentes nos cigarros interferem na saúde dos ossos, das articulações e dos músculos, sem contar com os demais órgãos do corpo.


É comum em fumantes a redução da produção do líquido sinovial - fluído que lubrifica as articulações do corpo -, afetando a elasticidade dos membros, favorecendo a osteoporose e comprometimento dos tecidos.

Horários Desregulados


Estresse e ansiedade são sintomas da vida moderna. Os horários do dia se estendem pela noite, comprometendo a qualidade do sono.


Tendo de se adaptarem ao pouco tempo disponível, é muito comum que as pessoas durmam menos de cinco horas por noite.


Desse modo, o corpo sente dificuldade de sintetizar os hormônios produzidos no período noturno, além de interferir na recuperação celular e acelerar desta forma a perda de massa.


Para prevenir a sarcopenia é fundamental rever os hábitos buscando um melhor desempenho corporal e performance orgânica no médio prazo.


Ainda que a indisponibilidade de tempo impeça a prática de exercícios físicos em academias, por exemplo, é possível seguir aulas ministradas pela internet.


Com algumas repetições de movimentos usando o próprio peso do corpo, perceberá em pouco tempo um novo condicionamento físico. E o melhor: pode ser feito em espaços curtos e fechados pela casa.


Bodybalance® 15g: Auxilia no tratamento de ganho de massa muscular


Exercícios Físicos e boa alimentação promovem ganho de massa muscular, além de prevenirem a perda de massa óssea.


Aliá-los com o uso de suplementos é possível alcançar uma boa recuperação mecânica interna, mantendo a integridade de proteínas e de colágeno dos músculos e dos ossos.


O Bodybalance® 15g é um suplemento nutricional. Ele age sobre as massas gorda e magra, impedindo a progressão da sarcopenia fortalecendo a estrutura corporal.


Trabalhando de forma eficaz a proteína presente no corpo, esse suplemento consegue sintetizar esse nutriente de forma a não sofrer danos em sua estrutura química, sendo aproveitada ao máximo pelos músculos.


Bodybalance® 15g promove melhora na resistência física e muscular no curto espaço de tempo.


Recomenda-se adicionar 15g em 200ml de água e consumir logo após o treino.


Antes de iniciar tratamentos de reposição vitamínica, a opinião profissional é imprescindível.

527 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page