top of page

Unhas: Dicas para unhas fortes, saudáveis, naturalmente bonitas e renovadas

Atualizado: 22 de abr. de 2021

As unhas não revelam apenas a saúde de uma pessoa, mas também sobre sua personalidade.

Ter unhas saudáveis e perfeitas é uma necessidade absoluta para a maioria das mulheres. Esse mercado é tão promissor que todos os anos novas tendências estéticas e de tratamento que oferecem originalidade e destaque dentro da vida social são lançadas.

E falando sobre unhas, você também acredita que essas pequenas extensões dos dedos são capazes de trazer mais beleza à mulher?

Caso a resposta seja “Sim”, esse artigo foi produzido exclusivamente para você!

Boa leitura!



Por que temos unhas?


Ninguém tem a resposta exata para essa pergunta. A natureza nos criou como somos hoje, seres únicos dentro do mundo animal. Mas o que os especialistas afirmam é que as unhas são consequências da evolução do homem porque inicialmente nossos ancestrais só tinham garras.

Quando o Homo sapiens (termo científico para “humano”) começou a viver em árvores há cerca de 65 milhões de anos, o corpo humano gradualmente se adaptou a esse novo modo de vida. Durante essa fase, as mãos e as unhas se desenvolveram como as conhecemos hoje: achatadas! Isso também permitiu que as pessoas pegassem em ferramentas e outros objetos que se ajustavam às nossas mãos. Nenhum outro ser vivo possui tanta destreza com as mãos quanto os humanos. Além disso, órgãos sensoriais finos adicionais se desenvolveram nas pontas dos dedos.



As unhas protegem as pontas dos dedos


Nossas mãos também são órgãos sensoriais muito sensíveis. Cada ponta de dedo possui inúmeros receptores táteis. Talvez você já tenha queimado ou cortado o dedo, certo?


Devido ao grande número de nervos, mesmo uma pequena lesão traz impacto significativo na circulação sanguínea. Imagine como seus dedos seriam vulneráveis a pequenos ferimentos sem unhas.


Portanto, as unhas oferecem uma proteção importante para os nossos dedos. Mas também são muito práticas: a unha pode ser uma ferramenta muito precisa.



Como as unhas são estruturadas?



Os dedos das mãos e dos pés são constituídos por células da pele. Eles também são “apêndices da pele”.

Dentro da dermatologia, essas superfícies duras são conhecidas por “lâmina ungueal”. A lâmina ungueal (unhas) consiste principalmente de substância córnea dura (queratina, também presente nos fios dos cabelos), tem cerca de meio milímetro de espessura e é ligeiramente curva.

As bordas da pele que envolvem a unha à direita e à esquerda são chamadas de “parede ungueal”. A borda inferior da pele é a dobra da unha. Aqui, uma fina camada de pele cresce sobre a unha, a chamada “cutícula” (de "cutícula", latim: pele).

A unha está firmemente presa ao leito ungueal, superfície superior localizada nas pontas dos dedos das mãos e dos pés. Isso significa que as pessoas podem usar as unhas como ferramentas para arranhar, por exemplo. As unhas também são uma parte importante do sentido do tato.


Como as unhas crescem?


A unha está em uma bolsa de pele. Essa área é chamada de “matriz”. Se você olhar para qualquer unha, verá parte da matriz brilhando através da lâmina ungueal como um arco brilhante. Os e da sua mão, você perceberá uma área mais brilhante. A parte que brilha é conhecida por “lua ungueal” ou “lúnula” (latim para "pequena lua") por causa de sua forma crescente.

Logo, uma nova substância córnea dura (queratina) é constantemente criada na matriz, fixando-se à placa ungueal e sendo empurrada lentamente para a frente. As unhas crescem cerca de 3 milímetros por mês. Em comparação às unhas das mãos, as unhas dos pés são um pouco mais lentas.


Existem maneiras adequadas para cuidar das unhas?


Não só existem como são amplamente recomendadas pelos profissionais especializados na manutenção e preservação da saúde e beleza das unhas.

Se você tem dúvidas sobre a melhor forma de cuidar das unhas, os produtos e os acessórios mais adequados, veja a seguir nossas recomendações:


1. Limas em vez de cortar

Se você cortar as unhas com uma tesoura, elas se quebram com mais facilidade. É mais suave lixar as unhas regularmente. Porém, se você preferir cortar as unhas, é melhor não usar uma tesoura de unha, mas sim um cortador de unhas (clipe) ou alicate especial.

2. Evite limas de metal

Mesmo que as limas de metal durem muito, elas só devem ser usadas em superfícies muito duras. Isso ocorre porque o metal não alisa as unhas encurtadas, mas as torna ásperas - o risco de quebrar e estilhaçar aumenta.

3. Lime as unhas largas e estreitas

As unhas largas podem ser estreitadas visualmente, limando-as em uma forma oval. Isso estica a unha para que pareça mais estreita.

4. Manter a unha e o leito ungueal adequadamente

Para unhas saudáveis, você pode regularmente esfregar óleo ou esmalte em movimento circular sobre a unha e ao redor do leito ungueal. Isso protegerá a unha e a cutícula de secar ou rasgar.

5. Remédios caseiros para o cuidado natural das mãos e unhas

Suco de limão

O suco de um limão não é apenas eficaz contra as unhas descoloridos. Esfregar as mãos com o interior de uma casca de limão também torna as mãos mais macias e tem um efeito de limpeza da pele. Cuidado: aplique o líquido ácido somente em pequenas doses.

Vaselina, azeite ou glicerina: esfregue um dos produtos mencionados de manhã e à noite para dar brilho e hidratação às unhas.

Luvas de borracha durante a limpeza: para evitar pele áspera e unhas quebradiças de agentes de limpeza que contêm produtos químicos, você deve sempre usar luvas de borracha durante a limpeza.

6. Unhas macias

As unhas macias podem ser neutralizadas com um endurecedor. Isso endurece as unhas, protege e sela com ingredientes nutritivos. No entanto, aplique o líquido apenas na parte frontal da unha para que a unha inferior retenha sua elasticidade.

7. Empurre a cutícula de volta corretamente

A cutícula deve ser gentilmente empurrada para trás com um cotonete ou espátula. Em hipótese alguma você deve cortar a cutícula com uma tesoura, pois isso pode causar lesões e inflamação.

Dica: se você molhar as unhas com água ou removedor de cutículas antes, a cutícula pode ser empurrada para trás com mais facilidade.

8. Antes de pintar

É aconselhável não tomar banho ou passar loção nas mãos antes de pintar as unhas. Porque as unhas incham com a água e se contraem novamente ao secar, o que significa que o verniz aplicado descama rapidamente.

Você também deve desengordurar as unhas, caso contrário o verniz não grudará. Removedor de tinta ou álcool são adequados para isso. Além disso, você deve remover completamente qualquer resíduo de esmalte antes de aplicar um novo esmalte.


9. O esmalte faz mal?

As opiniões divergem nesta questão. Alguns afirmam que o esmalte evita que a unha resseque e a protege de influências ambientais externas, como agentes de limpeza ou outros produtos químicos.

Outros, porém, consideram que a aplicação frequente do esmalte deixa as unhas amareladas, pois o ar não consegue atingi-las. Também foi comprovado que alguns esmaltes contêm poluentes cancerígenos ou aditivos causadores de alergia.

No entanto, se o esmalte de cosméticos naturais certificados e com qualidade comprovada for usado com moderação, não há risco para a saúde das unhas.

10. Remova corretamente o esmalte de unha

Ao remover o esmalte, é importante sempre remover o esmalte do leito ungueal até a ponta da unha e não o contrário. Caso contrário, resíduos do verniz podem entrar sob as cutículas e causar inflamação.

Além disso, você deve sempre remover o esmalte com a janela aberta. Desta forma, os vapores dos solventes são eliminados.

Também é aconselhável trabalhar em uma pequena área. Isso significa que você só deve usar removedor de esmalte na unha e evitar a pele ao redor.

11. Existe um removedor de esmalte suave?

É bem conhecido que os removedores de esmalte contendo acetona danificam as unhas. Mas mesmo os removedores sem acetona não são produtos de cuidado. Todos eles contêm solventes que desengorduram as unhas e a pele. Portanto, é aconselhável esfregar sempre as mãos com um creme gorduroso após a remoção do esmalte.

12. O que fazer com as ranhuras nas unhas?

As ranhuras nas unhas são particularmente comuns nos pés, mas também podem ocorrer nas unhas das mãos. O preenchedor de ranhuras é um esmalte que flui em áreas irregulares, promovendo homogeneização nítida da superfície.

13. Camada de base como um primer de unha

Antes de aplicar o esmalte de unha, você deve aplicar uma camada de base ou um preenchedor de ranhuras. Ambos os métodos garantem uma superfície uniforme da unha para que o verniz possa se espalhar mais uniformemente e segurar melhor.

Além disso, uma camada de base protege contra a descoloração das unhas pelo verniz. Deve-se notar, entretanto, que a camada de base ou o preenchedor de ranhuras devem estar completamente secos antes que o esmalte real possa ser aplicado.

14. Comece com o polegar

Na hora de pintar as unhas é sempre melhor começar pelo polegar, pois é o mais demorado para secar devido à sua grande área.

15. A melhor maneira de armazenar esmaltes

Para evitar que o esmalte resseque, ele deve ser bem fechado após o uso. No entanto, é importante limpar bem a tampa, caso contrário pode grudar e ser difícil de abrir.

Os quartos escuros e frios são adequados como locais de armazenamento . Mas nunca na geladeira: a tinta esfria muito, fica viscosa e se estilhaça cedo.

16. Secagem rápida para quem tem pressa

As unhas pintadas não secam mais rápido se você respirar e soprar sobre elas - pelo contrário: a umidade do hálito piora a secagem da tinta. Secar as unhas ou agitar as mãos também não é recomendado, pois as rajadas de ar causam ondulações na pintura.

Os seguintes são adequados para secagem rápida:

a. segundo esmalte de secagem extra rápida;

b. sprays secos especiais;

c. Gotas de secagem rápida.


17. As unhas artificiais são prejudiciais?

Não importa se são unhas de gel ou de plástico. Quando não chega mais oxigênio à unha, ela se torna mais macia e porosa e não pode mais proteger o leito ungueal dos germes.

Além disso, podem formar cavidades entre as unhas reais e as artificiais, nas quais podem penetrar fungos e bactérias. Isso pode causar fungos nas unhas, descoloração ou infecções nas unhas ou no leito ungueal.

Também pode ocorrer uma alergia de contato, caracterizada por pele avermelhada, com coceira e bolhas ao redor da unha.

E quando as unhas alertam sobre a saúde?


Sim, nossas unhas também “ avisam” quando o corpo está carente de vitaminas e nutrientes. Buscamos esclarecer os principais sinais de problemas de saúde destacados nas unhas. Confira:


1. Unhas com ranhuras cruzadas: mostram que algo está impedindo que sua unha cresça. Isso pode ser devido a ferimentos ou à falta de ferro e vitaminas.


2. Unhas com ranhuras longitudinais são normais. Em algumas pessoas eles são sempre mais destacados, mas em outras os sulcos só aparecem com o avanço da idade.


3. Unhas amareladas são comuns principalmente em fumantes, porque a nicotina pode descolorir fortemente as unhas. Mas se suas unhas são amareladas e quebradiças, podem ser sintomas da presença de fungos.


4. Manchas brancas nas unhas geralmente são causadas por inchaços ou cuidados inadequados da cutícula. Isso pode criar cavidades grossas na superfície da unha. Na maioria das vezes, essas manchas ocorrem quando o cuidado das unhas é muito agressivo.


5. Unhas curvas fortemente espessas indicam distúrbios circulatórios (vascular).


6. Unhas quebradiças podem ser causadas por falta de minerais como cálcio e magnésio.

Mas o que podemos afirmar é que a característica estética da unha tem, em sua grande parte, relação com alguma deficiência vitamínica. Menos mal! Saiba que é possível realizar tratamentos de reposição de nutrientes de forma prática e totalmente acessível.


Conheça a Fórmula para Unhas Enfraquecidas, Finas e Quebradiças da Beleza Saúde


Com a fórmula especialmente produzida para unhas enfraquecidas, finas e quebradiças da Beleza Saúde, você terá o brilho, a força e a qualidade que sempre desejou ter nas unhas das mãos e dos pés.


Composição:

A fórmula é composta por:

- Pantotenato de cálcio 60 mg; - Cistina 20 mg; - Vit.B1 60 mg; - Levedura medicinal 100 mg; - Queratina 30 mg; - PABA 20 mg; - Cisteína 20mg; - Nutricolin 60mg; - Biotina 1mg.


Na prática, a queratina, a cistina e demais composições são ricos em aminoácidos essenciais, vitaminas e proteínas. Esses compostos são parte da estrutura das principais proteínas do cabelo e da unha, sendo a principal nestes dois casos, a queratina.

Nutricolin é um Silício orgânico inteligente e inovador, com tecnologia de ponta. Prolonga por mais tempo a beleza natural da pele pois é um elemento fundamental na produção de colágeno, queratina e elastina, além de responsável pela manutenção da cartilagem e dos ossos. Sua ação melhora a firmeza das unhas, promovendo durabilidade e brilho natural.

Sugestão de Uso

Tomar 1 cápsula 3 x dia, às refeições, ou conforme orientação de um profissional habilitado.

Adquira já a sua fórmula e aproveite os benefícios nutricionais para suas unhas. Clique aqui.


147 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page