Por que algumas pessoas sentem mais frio do que outras?
- há 34 minutos
- 1 min de leitura

Em um mesmo ambiente, é comum encontrar pessoas usando casaco enquanto outras se sentem perfeitamente confortáveis. Essa diferença faz parte da individualidade biológica e pode estar relacionada a diversos fatores que influenciam a forma como o organismo percebe e regula a temperatura corporal.
O corpo trabalha para manter o equilíbrio
A temperatura do corpo é controlada por mecanismos que ajudam a preservar o funcionamento adequado dos órgãos e sistemas. Para isso, o organismo ajusta constantemente processos relacionados à circulação sanguínea, produção de calor e troca de energia com o ambiente.
Essas respostas podem variar naturalmente entre indivíduos, mesmo quando estão expostos às mesmas condições.
Diversos fatores influenciam essa percepção
Alguns aspectos costumam participar da sensação de frio ou calor:
• composição corporal e quantidade de massa muscular
• nível de atividade física habitual
• idade e fase da vida
• características individuais do metabolismo
Observar o contexto é importante
Mudanças ocasionais na percepção da temperatura podem fazer parte das adaptações normais do organismo. Ao mesmo tempo, conhecer os próprios padrões ajuda a compreender melhor como o corpo responde às condições do dia a dia e aos hábitos de vida.
Entender como o organismo busca manter seu equilíbrio interno faz parte da educação em saúde promovida pela Beleza Saúde Farmácia de Manipulação.
Revisão Técnica
Este conteúdo foi elaborado pela equipe da Beleza Saúde Farmácia de Manipulação e revisado tecnicamente por:
Dra. Iluska Torezani
Responsável Técnica – CRF-SP 34.808
Farmacêutica responsável pela supervisão técnica das atividades da Beleza Saúde Farmácia de Manipulação.




Comentários