O que é Termogênese?

O corpo humano é uma máquina complexa que funciona graças às reações químicas produzidas pelo organismo e sintetizadas pelas células.

Essas reações químicas são fundamentais para a produção de energia, o que garante a sobrevivência dos seres vivos. Dentro da bioquímica, essas reações partem do “metabolismo basal” que tem a função de gastar energia para o pleno funcionamento do organismo. Graças a esse processo de sintetização dos nutrientes presentes nas células, todos nós estamos vivos.

Entretanto, ainda que o metabolismo basal cumpra perfeitamente o seu papel, é comum (e natural) que o desempenho metabólico diminua durante a vida. Redução dos hormônios sexuais, perda de massa magra e dos músculos, além do ganho de gordura são sintomas característicos dessa lentidão.

Neste artigo falaremos sobre a Termogênese, frequentemente associada à queima ou eliminação de gordura do corpo e que também está relacionada ao desempenho metabólico. Se você deseja perder peso de forma eficaz e com saúde, esse conteúdo é para você.


Koubo + Faseolamina + 2 Ativos: Como acelerar o metabolismo corporal e perder peso com mais saúde?


“Termogênese” é uma ação responsável pela produção de calor e sintetização dos compostos químicos (nutrientes) em compostos orgânicos (energia) no corpo humano. Ocorre em todas as células do corpo, especificamente dentro das mitocôndrias - responsável pela geração de energia através da sintetização dos nutrientes (produção de energia). Essa energia pode ser usada para qualquer atividade do corpo, seja para regulação da temperatura, batimentos cardíacos, trocas gasosas por meio da respiração, o pleno funcionamento dos órgãos e até para as ações mais simples - como o piscar dos olhos. Atividades físicas também consomem grandes quantidades de energia e a termogênese é uma importante aliada para o equilíbrio da temperatura corporal.

As mitocôndrias podem variar de quantidade dentro das células. Como as mitocôndrias são as responsáveis pela geração de energia, quanto mais mitocôndrias estiverem presentes nas células espalhadas pelo corpo, mais eficaz será o metabolismo. O tecido adiposo (constituído pelas células que armazenam gordura) é escasso de mitocôndrias, interferindo no processo de sintetização da gordura em energia. A gordura localizada é uma prova real de que aquela região carece de recursos para a queima calórica. Por isso que a alimentação e as atividades físicas são extremamente importantes ao equilíbrio corporal e para que ocorra o processo de emagrecimento: quanto menos calorias consumirmos e mais calorias gastarmos, muito mais eficaz será a perda de peso e à construção da musculatura (os músculos são ricos de mitocôndrias).

12 alimentos que aceleram a queima calórica e o metabolismo

Todos os alimentos que comemos são metabolizados de maneiras diferentes e, portanto, sempre têm resultados distintos, como na sensação de fome, na produção dos hormônios e até mesmo na quantidade de calorias que queimamos.

Confira os alimentos que facilitam a sintetização dos nutrientes pelo metabolismo:


1. Vegetais

Os vegetais de folhas verdes, incluindo couve, espinafre , rúcula e alface americana, têm diferentes propriedades que podem promover a perda de peso. Eles são baixos em calorias e carboidratos, mas contêm muitas fibras, o que tem um efeito positivo na digestão.

Os vegetais de folhas verdes também contêm muitas vitaminas, minerais e antioxidantes. Quem costuma incorporar saladas ou espinafre em sua dieta pode aumentar o volume de suas refeições sem aumentar o número de calorias - um ótimo alimento para perder peso.

2. Feijão e legumes

Legumes e leguminosas são ótimos para perder peso. Isso inclui lentilha, feijão preto, grão de bico e feijão vermelho, pois eles são ricos em fibras. Eles também têm um alto teor de proteínas. Ambos os nutrientes garantem uma sensação de saciedade duradoura.

3. Abacate

O abacate também é um dos alimentos que podem te ajudar a perder peso. Eles estão cheios de nutrientes como fibras , potássio e gorduras saudáveis ​​- especialmente ricos em ácido oleico monoinsaturado (o mesmo tipo de gordura encontrado no azeite de oliva).

O consumo de abacate combinado com pratos de salada também é recomendado, pois as gorduras contidas no abacate permitem que os nutrientes dos vegetais sejam melhor absorvidos.

4. Nozes

Apesar de seu alto teor de gordura, as nozes são perfeitas como lanche porque contêm gorduras saudáveis, fibras e proteínas. Um pequeno número de nozes por dia pode ajudar a melhorar o metabolismo e até auxiliar na perda de peso. No entanto, evite o consumo excessivo, pois as nozes contêm muitas calorias.

5. Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é muito consumido na alimentação do dia a dia. Seja como molho, vinagrete ou para beber diluído em água: o vinagre de maçã é o alimento perfeito para emagrecer.

Se você usar vinagre de maçã para preparar uma refeição rica em carboidratos, vai se sentir saciado mais rapidamente e automaticamente comerá um pouco menos. Claro, isso facilita a perda de peso.

6. Óleo de coco

O óleo de coco contém muitos ácidos graxos que aumentam a queima de calorias e fazem você se sentir saciado mais rapidamente.

Como o óleo de coco é um inibidor de apetite e possui baixa quantidade de gordura - além de não ser transgênico -, o ideal é substituir os óleos tradicionalmente utilizados ​​na culinária por este rico e saboroso ingrediente.

7. Pimenta

A pimenta é um ingrediente que além de realçar o paladar da comida, também contém Capsaicina, substância encontrada nos pimentões que reduz o apetite e também estimula a queima de gordura. Portanto, fique à vontade para usar a pimenta para no tempero dos seus pratos.


8. Grãos integrais

Aveia, arroz integral ou quinoa são ricos em fibras e também podem conter uma quantidade absurda de proteínas. A aveia também contém beta-glucano (fibra solúvel que tem efeito positivo na sensação de saciedade e acelera o metabolismo).


9. Queijo tipo Cottage

Os produtos lácteos são ricos em proteínas. O queijo tipo cottage tem melhor desempenho, pois contém pouca gordura e carboidratos - e rico em proteína.

Apesar da baixa quantidade de calorias, contém cálcio que auxilia na queima de gordura. É por isso que o queijo cottage é um dos melhores alimentos para perder peso.


10. Ovos

Costumava-se dizer que os ovos tinham um efeito negativo sobre os níveis de colesterol no sangue, mas estudos provaram o contrário. Quem gosta de comer ovos, bom apetite! Faz bem ao corpo, são ricos em proteínas e gorduras saudáveis ​​e baixo nível calórico.

A gema de ovo também é particularmente rica em nutrientes. Um ótimo alimento para perder peso.


11. Peito de frango e carnes magras

A carne é rica em proteínas e o alimento perfeito para emagrecer. Se você comer mais proteína, perderá peso com mais facilidade e poderá até reduzir o desejo por comida.

Aqueles que preferem uma dieta pobre em carboidratos podem usar mais carnes gordurosas. No entanto, aqueles que comem uma dieta moderada a rica em carboidratos devem comer carne magra.


12. Salmão

Os peixes com alto teor de gordura são muito saudáveis. O salmão, por exemplo, contém proteínas de alta qualidade, gorduras saudáveis, ácidos graxos ômega-3 e muitos nutrientes importantes. Eles também fornecem ao corpo a ingestão de iodo necessário para a sua manutenção. O iodo é especialmente importante para a glândula tireoide, que controla o metabolismo.

Além do salmão, recomenda-se o consumo ocasional de truta, cavala, arenque, atum, sardinha, tilápia, ou outros peixes com alto teor de gordura - todos garantem uma sensação de saciedade duradoura apesar do baixo número de calorias.


Como acelerar o metabolismo em conjunto com a alimentação?


É nítido que a alimentação ajuda a acelerar o metabolismo e a promover queima calórica do tecido adiposo (gordura). Mas somente alimentação não basta. O corpo possui músculos com quantidades significativas de mitocôndrias - como explicamos no começo - e capazes de se desenvolverem mais rápido que as demais regiões do corpo. Logo, a prática esportiva permite que essas áreas suscetíveis sejam ativadas de forma homogênea, estimulando a aceleração metabólica e a queima da gordura.


O Centro de Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz publicou no site da instituição o artigo “9 maneiras de Aumentar o Metabolismo”. Confira o artigo na íntegra:


Beber água

Ao entrar no organismo, a água precisa ser ajustada para a temperatura do corpo. O organismo gasta energia para fazer equilíbrio térmico. ‘Além disso, beber água cerca de uma hora antes das refeições faz com que coma menos’, dizem os especialistas.


Colocar pimenta na comida

A capsaicina, uma substância responsável pelo ardor de alimentos apimentados, como a pimenta, é capaz de acelerar o metabolismo até 20%. Ela estimula a libertação de adrenalina e, consequentemente, aumenta os batimentos cardíacos, atividade que liberta energia.


Consumir mais proteína

Alimentos ricos em proteína, como carnes, leite e ovos, são mais difíceis de serem digeridos do que hidratos de carbono e gorduras. Por esse motivo, a digestão de proteínas consome mais calorias, e aumenta o metabolismo. A recomendação é ingerir entre 1 a 1,4 gramas de proteína por quilo de peso.


Fazer treino intervalado

O treino intervalado é um método de treino que consiste em alternar o exercício entre intensidades muito altas (até 90% da frequência cardíaca máxima) e baixas a médias (não ultrapassando 70% da frequência cardíaca máxima), durante 30 minutos, no máximo. Esse treino faz com que o corpo continue a queimar calorias até uma hora depois da atividade, o que eleva o metabolismo e favorece o emagrecimento.


Almoce

O almoço influencia na velocidade do metabolismo ao longo do dia. De acordo com, endocrinologistas, depois de um jejum noturno que varia de 8 a 12 horas, o corpo precisa de combustível. ‘Se não nos alimentamos, pode ocorrer catabolismo muscular, que é quando o organismo queima músculo para obter energia. A consequência é um metabolismo desacelerado’. Um pequeno almoço rico em fibras, proteínas e frutas é ideal para quebrar o jejum.


Controlar o stress

O stress faz com que o corpo absorva altos níveis de cortisol, hormônio que favorece o acúmulo de gordura abdominal e aumenta a fome. Uma recente pesquisa da Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, comprovou que dias estressantes desaceleram o metabolismo. Por isso, controlar os nervos ajuda a emagrecer.


Dormir bem

Uma noite mal dormida atrapalha a produção de diversas hormonas. ‘Não dormir no mínimo oito horas por noite afeta, por exemplo, a produção de cortisol, hormônio que favorece o acúmulo de gordura abdominal’, dizem os médicos endocrinologistas.


Praticar musculação

Trocar a gordura do corpo por músculo, por meio de musculação, por exemplo, é uma estratégia para acelerar o metabolismo. Quanto mais músculos o corpo tiver, mais calorias serão gastas, porque o músculo é o tecido que mais necessita de energia para manter-se ativo.


Comer de três em três horas

Comer de três em três horas estimula a termogênese alimentar, referente à quantidade de calorias que o corpo gasta para digerir, metabolizar ou armazenar os nutrientes.

‘Faccionar a dieta é importante tanto para evitar que a pessoa sinta muita fome e exagere na próxima refeição quanto para acelerar o metabolismo’, afirma Tarissa Petry, endocrinologista do Centro de Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo.”


Como o Koubo + Faseolamina + 2 Ativos da Beleza Saúde potencializa o metabolismo e a perda de peso?

Vimos que o processo de emagrecimento depende não apenas da prática esportiva, da alimentação e dos hábitos de vida. O organismo também deve trabalhar corretamente. Distúrbios hormonais e retenção de líquido são capazes de aumentar o peso da noite para o dia.


A boa notícia é que é possível complementar a rotina de emagrecimento com a adição de produtos naturais ativos, acelerando de modo significativo o metabolismo e, consequentemente, a perda de peso.


Termogênico e Inibidor


O Koubo Extrato Seco 50mg + Faseolamina 150mg + Café Verde Extrato Seco 150mg + Irvingia Gabonesis 150mg da Beleza Saúde é um termogênico e inibidor de apetite que traz benefícios impactantes no organismo do paciente:


- Redução de apetite;

- Diminuição vontade de comer doces;

- Diminuição de gordura abdominal;

- Redução do nível de açúcar no sangue;

- Reduz medidas pela queima de gordura;

- Ação termogênica;

- Redução do colesterol LDL, triglicerídeos, melhora os níveis de HDL.


Conheça os princípios ativos

Koubo: é uma fruta extraída da cactácea Cereus Sp, utilizada a muitos anos no enriquecimento da alimentação e devido suas propriedades que favorecem o emagrecimento. Estudos comprovam que o Koubo é altamente eficaz em dietas de redução de peso moderando o apetite e ajudando na redução de medidas fazendo com que o corpo utilize as próprias reservas de gordura para a produção de energia.


Faseolamina: é uma proteína extraída do feijão branco que inibe a enzima responsável pela degradação do amido, chamada alfa-amilase, levando a uma menor absorção de carboidratos durante a digestão dos alimentos. Como os carboidratos em excesso no organismo são estocados em forma de gordura, o ativo evita a formação destes estoques de gordura no corpo, sendo um aliado na eliminação de peso.

As vantagens no uso destas substâncias incluem o aumento da saciedade após uma refeição, diminuindo a vontade de comer mais do que o organismo necessita. Além disso, é um auxiliar no controle dos níveis de açúcar de diabéticos não dependentes de insulina, impedindo o agravamento da doença.


Café Verde: o grão do café verde é mais potente porque tem duas vezes mais cafeína que o grão torrado. Essa propriedade faz com que ele entre no grupo dos alimentos termogênicos e emagrecedores de maneira mais efetiva do que o café comum.


Irvingia Gabonesis: é indicada para o tratamento da obesidade, diabetes e perda de peso, e ainda controla os níveis de colesterol, triglicerídeos e glicose.


Sugestão de Uso


Tomar uma dose antes do almoço e do jantar, ou conforme orientação do seu profissional habilitado. Para fazer o pedido do seu Koubo + Faseolamina + 2 Ativos da Beleza Saúde e aproveitar ao máximo todos os benefícios deste produto, clique aqui.

19 visualizações0 comentário