Disbiose: Conheça os principais sintomas de desequilíbrio intestinal
Metade do corpo humano é composto por milhares de micro-organismos que desempenham diversas funções vitais para a nossa saúde.
No sistema digestivo, por exemplo, existe a microbiota (conjunto de micro-organismos benéficos para a saúde do corpo) responsável pelo aproveitamento de nutrientes presentes nos alimentos além de proteger o organismo de enfermidades e desequilíbrios intestinais.
Essas bactérias específicas são chamadas de probióticos.
Os probióticos estão presentes no intestino. Assim, para obter o máximo de proveito dos nutrientes na fase final de digestão, o organismo necessita de saúde para executar de modo eficaz esse trabalho a ponto de não desregular esses micro-organismos.
Para isso, é fundamental seguir hábitos saudáveis e observar o corpo diante de sintomas específicos, a fim de evitar a Disbiose.
Função Microbiota no Corpo Humano: Benefícios dos probióticos na proteção intestinal e na digestão de alimentos
Quando a microbiota se encontra na forma ideal de ação, o aproveitamento dos nutrientes é satisfatório. Dessa forma é necessário o consumo de alimentos que trabalhem de forma a estimular a atividade bacteriana do corpo e a garantir uma maior atividade metabólica durante a digestão.
As bactérias presentes no trato intestinal realizam diversas atividades, dentre elas:
Produção de vitaminas
Vitaminas essenciais como a B e K, ajudam no fortalecimento do cálcio nos ossos e na coagulação sanguínea, contribuindo no rápido processo de cicatrização.
Digestão de alimentos
O sistema digestivo reduz ao máximo o alimento. Em alguns casos, determinados alimentos podem passar sem serem devidamente convertidos em nutrientes.
Neste caso, a flora intestinal (microbiotas do intestino grosso e delgado) absorve os nutrientes na fase final de digestão.
Humor
Elas colaboram na produção de serotonina, o hormônio do “humor”.
Proteção
As microbiotas também desempenham função protetora contra outras bactérias internas do corpo, mantendo o intestino saudável e evitando a proliferação de doenças ou infecções, atuando diretamente no sistema imunológico.
Alcançar o pleno funcionamento bacteriano no sistema digestivo depende da mudança de hábitos diários, valendo rever o atual estilo de vida e consumir alimentos que estimulem a atividade e o desempenho das microbiotas no processo metabólico.
Prebióticos
Prebióticos são elementos destinados à alimentação das microbiotas (probióticos). Elas estimulam a proliferação das bactérias - de forma seletiva -, contribuindo para maior e melhor desempenho orgânico.
Probióticos
Probióticos são bactérias que vivem no intestino. São benéficas e combatem a proliferação de outras bactérias, protegendo a estrutura interna do órgão.
Essas bactérias melhoram a digestão de lactose, previnem o ganho de peso corporal e a manifestação de alergias. Elas também combatem doenças graves, como o câncer.
Optar por alimentos que estimulem a ação dos probióticos traz benefícios para todo o organismo. Leguminosas, aveias, grãos, iogurte natural, legumes e verduras são exemplos de alimentos essenciais que acendem a atividade bacteriana. Porém, o consumo de alimentos fritos e processados, consumo de álcool e tabaco, além de uma dieta pobre em vitaminas implicam no desequilíbrio microbiota intestinal, resultando na manifestação da Disbiose.
Causas da Disbiose: Sintomas e tratamento
O desiquilíbrio microbiota intestinal está associado ao hábito de vida do hospedeiro. Estresse, ansiedade, consumo de álcool, tabagismo, uso contínuo de medicamentos e consumo de alimentos industrializados acometem a saúde intestinal.
Tão logo, diarreia, náuseas, gases, queda de cabelo, enfraquecimento das unhas, distensão abdominal, prisão de ventre, fezes sem consistência ou forma, coceiras, dores de cabeça e febre se manifestam, constituindo-se nos principais sintomas desse desiquilíbrio.
É possível o tratamento da disbiose através da mudança de hábitos e com o auxilio de fármacos desenvolvidos especialmente para a retomada do equilíbrio intestinal.
O Biointestil 300mg produzido e comercializado pela Beleza Saúde aumenta a motilidade intestinal. Motilidade é o movimento funcional do intestino para expelir as fezes do corpo.
Além disso, Biointestil 300mg estimula:
- a digestão, equilíbrio da microbiota intestinal;
- alívio de sintomas - gases, náuseas e vômitos;
- redução de inchaços e dores abdominais;
- tratamento da síndrome do intestino irritável, relacionada com o desiquilíbrio microbiota;
É recomendada a ingestão de uma cápsula uma vez ao dia.
Antes de iniciar esse e qualquer outro tipo de tratamento medicamentoso, a opinião profissional é imprescindível.
Comments