top of page

Cabelos: Como ter volume, brilho e saúde da raiz à ponta?

Atualizado: 22 de abr. de 2021

Neste primeiro post do mês de março, ressaltamos a importância de permanecermos acompanhando o desenvolvimento das ações femininas em todas as esferas da sociedade. “Acompanhar”, neste caso, não está relacionado ao sentido de “avaliar”, mas sim no intuito de preservar os direitos adquiridos. Vimos nos últimos anos o crescimento da presença feminina em posições de liderança dentro de grandes organizações. Vimos também que uma nação inteira pode ser governada com maestria por uma mulher, bastando disposição para enfrentar desafios e abertura para gerenciamento de problemas.


O Dia Internacional da Mulher, formalizado pelas Nações Unidas em 1977 é comemorado em muitos países em 8 de março. É uma oportunidade que vai de encontro com a nossa visão apresentada no primeiro parágrafo deste artigo. Este dia é uma oportunidade de fazer um balanço da situação das mulheres em todo o mundo.


Embora diversos valores constituam o espírito feminino e merecem ser apresentados, nossa atenção neste momento é para a beleza e saúde da mulher. Por isso, no mês de março, falaremos sobre a importância dos cuidados diários, além de dicas que lhe ajudarão a explorar o que você tem de melhor: a sua originalidade!

Neste primeiro post, você verá dicas de cuidados com os cabelos e como a Beleza Saúde pode contribuir - ainda mais - para a promoção do seu bem-estar.

Boa leitura!


O que é cabelo e por que é tão importante?


Em muitos animais, o cabelo é importante para o isolamento térmico, como proteção contra influências externas e como órgão de orientação e tato. Essas funções capilares não desempenham mais um papel importante nos humanos. Somente cabelos especiais têm função protetora. Isso protege os cabelos do couro cabeludo contra o frio e a radiação ultravioleta e os cabelos do nariz e do canal auditivo contra a penetração de partículas de poeira.

Além disso, o cabelo humano (como o animal) pode transmitir sensações de toque, pressão e estímulos táteis - graças às muitas terminações nervosas na raiz do cabelo.

O cabelo também exerce função na construção da imagem pessoal. Abrigar um cabelo volumoso significa saúde e beleza e também é um símbolo de poder e sedução. Não à toa os cabelos costumam estar no centro das preocupações estéticas de homens e de mulheres.

A estrutura dos fios de cabelo é composta por queratina (células vivas que constituem uma grande parte da pele, cabelo, unhas, e outras partes do corpo e empurram lentamente para cima, formando uma camada protetora). Como os chamados apêndices cutâneos, eles se formam na epiderme a partir do terceiro mês embrionário.

Existem três tipos de cabelo em humanos:


Cabelo Lanugo (cabelos crespos): cabelos finos, curtos, finos e não pigmentados que ocorrem no período embrionário e caem o mais tardar até o 4º mês de vida.


Cabelo Vellus (cabelo de lã): esses fios curtos, finos e levemente pigmentados substituem inicialmente o cabelo lanugo. Eles formam pelos corporais em crianças, mas às vezes também em mulheres.


Cabelo Terminal (cabelo permanente): cabelo geralmente longo, espesso e mais ou menos pigmentado que forma os cabelos do couro cabeludo , cílios e sobrancelhas desde o nascimento . Durante a puberdade, os pelos velos nas axilas e na área genital tornam-se esses pelos terminais. O mesmo se aplica à maioria dos pelos do corpo masculino.

Se o cabelo é liso ou crespo depende da seção transversal da haste do cabelo. Se a seção transversal for redonda, eles geralmente são muito lisos. Com uma seção transversal redonda a oval, eles são lisos ou podem formar cachos. Com uma seção transversal fortemente elíptica, eles geralmente formam cachos pequenos e muito fortes.

O desenvolvimento de um cabelo é cíclico e cada folículo ou folículo capilar tem seu próprio ciclo, independente de outros folículos. O ciclo pode ser dividido em três partes: fases anágena, catágena e telógena.


Ciclos de vida dos cabelos


Fase anágena


Na fase de crescimento (fase anágena), em que um novo cabelo se forma, um novo bulbo também se forma na raiz do cabelo, que é acamado em várias camadas devido à formação constante de novas células. Possui alta atividade metabólica, mas também alta sensibilidade a poluentes de todos os tipos.

A fase anágena dura de dois a seis anos e depende da idade, do sexo e de onde o cabelo cresce. Cerca de 90% dos cabelos do couro cabeludo estão na fase anágena.


Fase catágena


Na fase de transição (fase catágena) a atividade metabólica e conseqüentemente a produção celular do bulbo capilar termina - ele é fechado e queratinizado (armazenamento de queratina). O cabelo é arredondado na parte inferior e envolvido pela bainha externa do folículo piloso e move-se lentamente para cima.

A fase catágena dura de uma a duas semanas. Cerca de um por cento do cabelo do couro cabeludo está nele.


Fase telógena


Na fase final ou de repouso (fase telógena), a cebola é deslocada, a bainha do folículo capilar interno desaparece e a matriz recém-criada renova a papila capilar e a divisão celular começa novamente. Forma-se um novo "cabelo anágeno", onde o fio de pistão expele em sua fase telógena.

Nesse estágio, cerca de 18% do cabelo está na cabeça. A fase telógena dura de dois a quatro meses.


E quantos fios de cabelo uma pessoa pode ter?


O número de fios de cabelo no couro cabeludo é de cerca de 90.000 a 100.000. Existem, no entanto, diferenças claras entre pessoas com diferentes cores de cabelo: em média, as pessoas loiras têm mais cabelo, com cerca de 140.000. Em seguida, siga as pessoas morenas com cerca de 100.000 fios de cabelo na cabeça. No final da lista estão as ruivas com apenas cerca de 85.000 cabelos.

Apesar das diferenças no número total, o número de cabelos que caem todos os dias é o mesmo para todos: a queda natural dos cabelos é de cerca de 70 a 100 fios por dia.

O cabelo cresce cerca de 0,3 milímetros todos os dias, ou seja, cerca de um centímetro por mês. A espessura do cabelo (diâmetro / cabelo) é de 0,04 milímetros para cabelos vellus e 0,12 milímetros para cabelos terminais. A densidade é de cerca de 200 fios de cabelo por centímetro quadrado.

Mesmo com a queda natural dos cabelos (como vimos no ciclo de vida dos fios), as mulheres devem se atentar também a alguns sinais que podem indicar o desenvolvimento de patologias específicas, como a Alopecia que é uma das responsáveis pela calvície. Quando não tratada, a alopecia tende a comprometer a estrutura dos folículos capilares e afetar o couro cabeludo. Queda de cabelo com intensidade (frequente e em volume), diminuição da espessura dos fios, vermelhidão, sensibilidade, coceira e aparecimento da pele do couro cabeludo são alguns dos sintomas da calvície. Por isso, é extremamente importante a avaliação do médico dermatologista para diagnóstico clínico.

Como cuidar dos cabelos no dia a dia?

Sabemos que o cuidado diário com a saúde e beleza dos cabelos não é fácil. Mas pequenas ações podem contribuir para manter a vitalidade, brilho, qualidade e volume dos fios. Confira:


Cuidado antes de lavar


Antes de lavar o cabelo, você deve primeiro prepará-lo. Porque o processo de lavagem pode danificar particularmente os cabelos secos. Isso você deve fazer antes de lavar:


Pentear: mesmo que pentear seja mais fácil com o cabelo úmido e por isso muitos adiem para o final da lavagem, é melhor desembaraçar com cuidado o cabelo e tirar os nós antes de lavar. Porque na hora da lavagem esses nós podem ficar ainda mais apertados e são difíceis de tirar no final. Você deve sempre pentear de baixo para cima, então primeiro desembaraça as pontas, escove os comprimentos e penteie suavemente todo o cabelo novamente.


Óleo para cabelos: lavar o cabelo resseca. Isso parece estranho no começo, você usa água para isso. Mas esse é exatamente o problema. A água quente, em particular, torna o cabelo quebradiço porque se abre quando molhado e a água quente ataca a estrutura básica do cabelo. Você pode se proteger com um óleo de cabelo. Principalmente os cabelos muito secos ou coloridos, mas também com pontas duplas, devem ser protegidos com um óleo para os cabelos. Isso sela a estrutura do cabelo e evita que ele seque muito.


Lave e cuide do seu cabelo


Quando o cabelo estiver preparado desta forma, você pode começar a lavar. O shampoo e condicionador que você usa depende do seu tipo de cabelo. São produtos para cabelos secos, para cabelos coloridos, para mais brilho, para cachos e etc. Quer você confie nas marcas caras do cabeleireiro, nos produtos naturais ou no xampu da drogaria, você deve descobrir por si mesmo - geralmente não há uma resposta correta.

Ao lavar, certifique-se de que a água não está muito quente, pois isso torna o cabelo seco e quebradiço. É melhor tomar banho com água morna e depois enxaguar com água fria: isso sela a estrutura do cabelo e dá brilho.


Shampoo: para cabelos longos, espalhe uma quantidade do tamanho de uma noz de shampoo nas palmas das mãos e massageie suavemente no couro cabeludo. A linha do cabelo é a única parte que realmente precisa ser limpa intensamente. As mulheres com cabelos secos em particular não devem distribuir o shampoo por todo o cabelo, mas trabalhar perto da raiz.

Ao enxaguar, o shampoo flui através dos comprimentos de qualquer maneira, isso é o suficiente para a limpeza. Porque o shampoo seca muito fortemente e não é adequado para comprimentos e pontas.


Condicionador: um condicionador é muito importante para cada estrutura capilar. Após a lavagem, ele é massageado em todo o comprimento e nas pontas e enxaguado novamente após um tempo de exposição. Depois do shampoo, o cabelo fica muito áspero e seco, o condicionador devolve a hidratação valiosa e sela a superfície do cabelo para que a estrutura interna do cabelo não seja atacada e, por exemplo, a cor fique melhor.

O condicionador geralmente deve ser bem enxaguado, mas também existem produtos sem enxágue especiais que são aplicados em cabelos úmidos.


Cuidado do cabelo após a lavagem


Agora o cabelo está limpo, mas também muito estressado. O cuidado correto do cabelo após a lavagem é, portanto, particularmente importante. Porque não só a lavagem em si, mas também o que você faz com o cabelo entre as lavagens é crucial.


Secagem: o cabelo molhado pode primeiro ser espremido com as mãos para retirar o excesso de água. Em seguida, use uma toalha com a qual o cabelo de cabeça para baixo (os cabelos caídos, “próximos aos joelhos”. Você não deve esfregar descontroladamente porque o cabelo não pode tolerar isso (traumas nos fios). Caso o contrário, criam-se pontas duplas, superfície áspera e sem brilho.

É melhor apertar levemente o cabelo em uma toalha, isso vai protegê-lo e ainda secá-lo. Se ainda tiver tempo, pode enrolar o cabelo em uma toalha e deixar secar um pouco. Secar com o secador é obviamente mais prático no inverno, especialmente se você tiver que sair de casa. Mas o calor do secador pode ressecar ainda mais o cabelo.

Se você tratar seu cabelo regularmente com calor, ou seja, não apenas com secador, mas também alisá-lo ou ondulá-lo, você também corre o risco de quebrar o cabelo e danificar as pontas. Portanto, faz sentido deixar seu cabelo secar em uma toalha.


Cuidado do cabelo: para que o cabelo não fique completamente seco após a lavagem, é aconselhável aplicar produtos para o cabelo antes de secar. Um óleo capilar para as pontas ou um tratamento capilar sem enxágue sela a estrutura do cabelo tornada áspera pela lavagem, garantindo brilho e penteabilidade. Quer sejam cachos ou cabelos lisos, existe o produto certo para cada tipo


Massagem: para que os cabelos sejam saudáveis, devem ser tratados com cuidado desde o início. O crescimento saudável do cabelo é promovido por um couro cabeludo bem fortalecido. É por isso que uma massagem na cabeça não é apenas um extra agradável no cabeleireiro, mas algo que você também deve fazer em casa. Também não é difícil, apenas massageie suavemente o couro cabeludo com os dedos por alguns minutos.


Tratamento Capilar: toda mulher deve fazer um tratamento capilar regularmente. Também chamados de “máscaras capilares”, os tratamentos são exatamente o que uma máscara é para o nosso rosto: eles nutrem o cabelo até a profundidade e o fortalecem novamente. A máscara capilar é geralmente deixada por cerca de meia hora e depois enxaguada. Sejam pontas duplas ou cabelos danificados por tingimento, um tratamento capilar pode trazer resultados surpreendentes!


8 dicas e truques para cuidar do seu cabelo

Mas como sabemos que os cuidados devem ser uma premissa para sempre esbanjar cabelos maravilhosos, reunimos oito truques que trazem outros benefícios além da limpeza: 1. As escovas de cabelo devem ser feitas preferencialmente com cerdas naturais;

2. A fronha do seu travesseiro também pode afetar seu cabelo. Um material sintético vai bagunçar seu cabelo quando você se mover à noite. Melhor comprar uma capa de seda que seja suave para o cabelo;

3. Outra dica para a noite: prenda o cabelo em uma trança, rabo de cavalo ou coque. Dessa forma, eles não dão nós e ficam flexíveis;

4. Sempre use produtos para o cabelo que realmente atendam as necessidades. Porque cuidar do cabelo com produto errado é tão ruim quanto não cuidar do cabelo;

5. Se o seu cabelo está sempre extremamente seco após a lavagem, você pode esfregar um pouco de condicionador antes de aplicar o shampoo. Em seguida, eles são protegidos do shampoo;

6. Certifique-se sempre de que todos os produtos para os cabelos foram lavados completamente. Resíduos de shampoo ou condicionador deixam uma película gordurosa no cabelo seco;

7. Não lave o cabelo todos os dias! Então, eles ficam oleosos e muito secos mais rápido. Se você aumentar os intervalos entre as lavagens, seu cabelo pode se acostumar e ficar menos oleoso. Cada 3 a 4 dias é o suficiente!

8. Suplemento vitamínico é uma excelente fonte de nutrientes essenciais para seus cabelos porque ajuda a estimular o crescimento dos fios com saúde e com brilho natural.

Pant fort Hair Plus da Beleza Saúde: Previne a queda de cabelo e traz brilho e naturalidade para os fios

Se você seguir todas as nossas dicas e os passo-a-passos temos certeza que seus cabelos estarão muito bem cuidados e protegidos.


Entretanto, muitos cabelos necessitam de reposição de nutrientes através de fontes externas, como a alimentação. Para atender a necessidade de reposição de nutrientes dos seus cabelos, a Beleza Saúde possui o Pant Fort Hair Plus formulado exclusivamente para reposição vitamínica.


O Pant Fort Hair Plus é um suplemento alimentar que serve para tratar o enfraquecimento, o aspecto quebradiço e a queda de cabelo, além de prevenir o clareamento dos fios (cabelos brancos).


Este suplemento tem na sua composição alguns nutrientes importantes como cálcio, cistina e vitaminas que são benéficos para o cabelo e para as unhas, e também contém queratina, um dos principais componentes do cabelo. Não deve ser consumido em maior quantidade que a sugerida pois não trará o efeito esperado antes dos 3 a 6 meses de tratamento, este é o tempo necessário para que o fio de cabelo cresça de forma saudável.


Composição

- Pantotenato de cálcio: 65mg

- Cistina: 25mg

- Nitrato de tiamina: 60mg

- Levedura medicinal: 100mg

- Queratina: 20mg

- Ácido aminobenzoico: 20mg

- Vitamina C: 100mg

- Selênio Quelado: 25mcg

- Biotina: 200mcg

- Zinco Quelado: 3mg


Sugestão de Uso


Ingerir 1 cápsula 2 a 3x ao dia junto das refeições durante 3 a 6 meses de tratamento. Para adolescentes com mais de 12 anos recomenda-se tomar 1 ou 2 cápsulas por dia.

Invista em beleza, saúde e qualidade para seus cabelos. Para adquirir agora o seu suplemento, clique aqui.

74 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page