top of page

Brasil ocupará o quinto lugar dos países com maior concentração de idosos até 2025

Atividade física, acompanhamento profissional e uso de suplemento ajudam a retardar Sarcopenia

A Sarcopenia é o processo natural e progressivo da perda de massa muscular no corpo humano. A perda de massa e da força física do indivíduo é comumente relacionada com o avanço da idade, surgindo entre 40 e 70 anos.


Embora a idade contribua no processo de perda natural de massa muscular, associar unicamente o fator "idade" como razão direta para a sarcopenia seria um engano. Dentre as principais causas da redução da massa em indivíduos com mais idade estão: hábito de vida sedentário; queda dos níveis dos hormônios testosterona (masculino), estrogênio (feminino) e crescimento; além da perda de neurônios motores estimulantes ao funcionamento dos músculos.


A deficiência de vitamina D (adquirida através dos raios solares) importante para a regulação de fósforo e cálcio no sangue e conseguinte à mineralização dos ossos também colabora para tal redução.


Em indivíduos mais novos, a sarcopenia pode estar associada com deficiência nutricional, tabagismo, HIV e doenças crônicas como a artrite reumatóide e fibromialgia.


Embora o artigo "Envelhecimento Ativo: uma política de saúde", publicado em 2002 pela Organização Mundial da Saúde e compartilhado pelo Ministério de Saúde do Brasil estime que em até 2025 o Brasil ocupe o quinto lugar no ranking dos países com maior presença de idosos na população, o grande desafio hoje é associar as esferas político e social na questão saúde e participação ativa para uma parcela que já ultrapassa os oitenta anos de vida em pleno vigor.


Se a expectativa de vida vem aumentando com o passar dos anos, a saúde deve acompanhá-la trazendo consigo novas possibilidades ativas dentro da sociedade. A prática de atividades físicas, por exemplo, se mostra como uma importante aliada para a redução dos efeitos da sarcopenia. Os exercícios ajudam ao desenvolvimento ósseo e muscular, promovendo melhorias na força e maior resistência e flexibilidade em toda a estrutura corporal, promovendo o aumento da capacidade cardiorrespiratória, da oxigenação cerebral e prevenção de outras doenças crônicas.


Outro ponto que vale destacar é uso de suplementos nutricionais combinados com práticas esportivas. No caso do suplemento Bodybalance™ o praticante de atividade física obterá resultados rápidos no pós-treino porque este suplemento contém peptídeos bioativos de colágenos específicos (ligação química onde aminoácidos essenciais e não-essenciais atuam com alta biodisponibilidade, ou seja, com significativo percentual de aproveitamento da substância composta pelo organismo), aumentando a massa muscular e diminuindo a gordura corporal.


No Bodybalance™ são encontrados dezoito tipos de aminoácidos disponíveis no peptídeo de colágeno que agem diretamente sobre inflamações no organismo, na prevenção de lesões musculares, como síntese de elastina e tecido muscular, na saúde dos rins e da próstata, cicatrização de feridas, como defensor imunológico, na construção de creatina (encontrado no tecido muscular fornecendo energia para os músculos e no funcionamento normal do coração), e também contra vitiligo, depressão e Mal de Parkinson.


O Bodybalance™ é um suplemento nutricional em forma de pó disponível no mercado que pode ser ingerido com água ou adicionado em bebidas diversas (água, sucos, sopas, shake, sorvete, etc.), recomendando-se o uso de 15g do suplemento nos dias de atividade física (após o treino) e nos intervalos (em qualquer horário, mas longe das principais refeições).

Antes de iniciar qualquer tratamento com repositores, suplementos e medicamentos, a opinião profissional é imprescindível.


Para saber mais sobre esse medicamento, entre em contato conosco.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page