top of page

Diferenciais colaboram para crescimento na procura por medicamentos manipulados

Atualizado: 14 de fev. de 2019

Personalização dos fármacos garante maior controle nos tratamentos médicos e diminuição do desperdício


A farmacologia é a ciência que estuda o uso de substâncias químicas e suas reações dentro do corpo humano. Os "medicamentos" são os resultados desses estudos, prescritos de acordo com o tipo de tratamento e enfermidade diagnosticada.


Na teoria, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), vinculada ao Ministério da Saúde, "medicamentos são produtos especiais elaborados com a finalidade de diagnosticar, prevenir, curar doenças ou aliviar seus sintomas [...] com propriedades terapêuticas reconhecidas cientificamente e que [...] seguem normas rígidas para poderem ser utilizados, desde a sua pesquisa e desenvolvimento, até a sua produção e comercialização [...] sendo produzidos com rigoroso controle técnico para atender às especificações determinadas pela Anvisa [...]".


No processo de fabricação dos medicamentos o farmacêutico terá de se basear na composição química e também na forma farmacêutica do produto, ou seja, em sua estrutura física final.


Há medicamentos na forma de comprimidos, cápsulas, xaropes, soluções (gotas, colírios, etc.), pomadas e aerossóis, agindo diretamente na administração do produto: na precisão da dose; em preservar a estrutura química do medicamento durante a sua ingestão; garantir a eficácia do remédio no local de ação da enfermidade; proporcionar maior facilidade na administração por pacientes de diferentes faixas etárias - crianças e adultos -; e na absorção do produto e de sua substância ativa pelo organismo.


Além da criação e do aperfeiçoamento dos medicamentos ao longo dos anos, é indiscutível o avanço do segmento farmacêutico no país. Desde a metade do século 20 o setor passa por constantes transformações significativas no campo de estudos, de investimento e de produção. A farmácia magistral, especializada na manipulação de medicamentos é um exemplo disso.


Os medicamentos manipulados são preparados diretamente na farmácia através de um profissional habilitado - o farmacêutico - seguindo as diretrizes e fórmulas inscritas pela Anvisa. O processo de manipulação e o preço final são diferenciais quando comparados com as demais drogarias tradicionais existentes no mercado.


Ainda que o mercado de medicamentos manipulados venha crescendo expressivamente nos últimos anos, é importante diferenciar medicamentos industrializados dos manipulados.


Medicamentos industrializados são produzidos nas indústrias em grandes quantidades e com dosagens ou concentrações padronizadas. São inseridos estabilizantes, conservantes e outros aditivos que garantem um tempo maior de vida nos prazos de validade.


Já os medicamentos manipulados atendem a uma prescrição médica especifica, com dosagem ou concentração para cada paciente, tornando-o portanto de uso personalizado. Há a diminuição de alergias durante o tratamento porque o farmacêutico poderá desconsiderar a adição de fragrâncias e corantes. "O paciente pode conversar com profissionais habilitados na farmácia de manipulação a fim de esclarecer dúvidas sobre as medicações prescritas pelo médico", afirma Rodrigo Kim Saito, CEO do Beleza Saúde, site especializado na intermediação e comercialização de medicamentos personalizados e de produtos de estética.


Os preços dos medicamentos manipulados chegam a quase metade do valor fixado pelas drogarias. "Os preços dos medicamentos manipulados podem ter uma redução de 25% a 40% se comparados com os medicamentos industrializados", ressalta Kim.


Para adquirir os medicamentos manipulados deve-se apresentar a receita médica que informe o princípio ativo e a dose necessária para a realização do tratamento.


Tanto as farmácias de manipulação quanto as grandes redes disponíveis no mercado devem, obrigatoriamente, serem registradas e fiscalizadas pelos serviços de vigilância sanitária.

201 visualizações0 comentário
bottom of page