top of page

MANTER A IMUNIDADE, OH, LÁ EM CIMA!

Nessas mudanças drásticas de temperatura que temos sofrido ultimamente, chega a ser comum considerar que o seu sistema imunológico vá deixar a desejar… mas não precisa ser assim! Existem coisas que você pode fazer para prevenir a queda da sua imunidade.

Vamos começar pelo básico? Primeiro de tudo: DORMIR BEM!



Frutas e raízes espalhadas ao canto da tela


SONO DE QUALIDADE – O QUE É HIGIENE DO SONO?


Dormir bem é fundamental para o bom funcionamento do seu sistema imunológico, e, por consequência, é fundamental para prevenir um nariz escorrendo nesse frio.


Mas como isso acontece?

  • Durante o sono, o corpo aumenta a produção de citocinas, que são proteínas importantes na resposta imune. Algumas citocinas ajudam a promover o sono, enquanto outras são essenciais para combater infecções e inflamações.

  • O sono é crucial para a formação da memória imunológica, que é a capacidade do sistema imunológico de "lembrar" e responder de forma mais eficiente a patógenos que o corpo encontrou anteriormente.

  • Hormônios como a melatonina, que são regulados pelo ciclo sono-vigília, têm propriedades imunomoduladoras. A melatonina, por exemplo, tem efeitos antioxidantes e pode ajudar a regular a resposta imune.

  • O sono adequado é necessário para a manutenção dos linfócitos (glóbulos brancos), que são fundamentais para a resposta imune adaptativa.


Agora que você já entendeu, vamos falar de HIGIENE DO SONO.


A higiene do sono refere-se a um conjunto de práticas e hábitos que promovem um sono saudável e de qualidade. Ela impacta diretamente na duração e profundidade do sono, além de facilitar o adormecimento. Seguem as dicas de como fazer uma boa higiene do sono!

  1. Adeque o seu ambiente de sono para um local escuro, silencioso, confortável e de temperatura ambiente. Se necessário, use cortinas blackout ou máscaras para dormir.

  2. Crie uma rotina regular de sono - se possível procure dormir sempre nos mesmos horários e uma rotina relaxante antes de dormir, como ler um livro ou tomar um banho.

  3. Limite estímulos! Chega de checar as redes sociais antes de dormir. Se possível, desligue as telas até 1h antes de se deitar, pois a luz azul pode interferir na produção de melatonina.


MAIS DICAS DE IMUNIDADE PARA VOCÊ

Agora que já falamos do básico, vamos nos aprofundar em algumas outras dicas para manter a imunidade lá em cima!


VACINAÇÃO

Sim, manter as vacinas em dia é uma das principais ações que você pode fazer para manter seu sistema imunológico firme e forte. Tire a carteira de vacinação da gaveta e vá a um posto de saúde agora mesmo tomar as suas doses! Agora que você já fez o mínimo, vamos continuar…


HIGIENE PESSOAL E AMBIENTE LIMPO

Não é porque está frio que você pode voltar para a idade média. Tome banho regularmente, higienize as mãos com ainda mais frequência para evitar a contaminação de doenças e deixe os ambientes abertos e arejados. Se você puder deixar os ambientes limpos e higienizados também ajuda bastante!


BEBA ÁGUA E COMA BEM

No frio tentemos a sentir menos sede, mas nosso corpo segue precisando da mesma quantidade de água para funcionar. Coloque um lembrete no seu celular ou relógio para não esquecer de dar aquela pausa para uma água e um lanchinho. Lembre-se de que seu corpo também precisa de muitos nutrientes para ficar em pé, então forneça isso a ele!


USE ROUPAS QUENTINHAS

O ideal no frio é evitar mudanças bruscas de temperatura… então ao sair na rua ou jardim, vista-se de forma a não causar uma mudança abrupta na temperatura do seu corpo. O mesmo vale para a hora de dormir e até a hora do banho. Lembre-se que, caso tome um banho muito quente, além de prejudicar sua pele, precisará de muitas camadas de roupa para manter a temperatura similar…


APOSTE EM SOPAS, CHÁS E SUPLEMENTOS

Alguns ingredientes são conhecidos por terem uma ótima ação imunológica, como gengibre, cúrcuma e alho. Coloque eles na sua rotina sempre que possível durante esses períodos. E caso não seja possível, aposte em suplementações ou manipulados que possam cumprir esse papel para você!


SUPLEMENTAÇÕES


Os suplementos adquiriram um papel importantíssimo na manutenção e fortalecimento do sistema imunológico. São capazes de ajudar a aumentar as defesas do organismo contra infecções e doenças, se estiverem aliados a uma alimentação saudável, prática diária de atividade física e hábitos considerados saudáveis no geral.


Aqui separamos alguns dos suplementos mais conhecidos por seus papéis no fortalecimento do sistema imunológico.


VITAMINA C

Aumenta a produção de leucócitos, que atuam como os defensores do organismo contra vírus e bactérias. Por ser tão completa, ela ainda aumenta os níveis de anticorpos, ajudando a combater gripes e resfriados.


GLUTAMINA

Trabalha na melhora do sistema imunológico de maneira indireta, promovendo uma modulação intestinal, que favorece a melhor absorção de nutrientes. Dessa forma, o organismo tem maior chance de reforçar o seu sistema imune.


VITAMINA D

Nosso sistema imunológico possui células de defesa que apresentam receptores para a vitamina D. Assim, esses receptores trabalham fortalecendo o sistema de defesa, ajudando a prevenir doenças.


ZINCO

Poucas pessoas sabem, mas o zinco funciona como um modulador da nossa resposta imune de acordo com sua disponibilidade, que é controlada por diversos transportadores e reguladores. Quando acontece alguma coisa que tira esse mecanismo do eixo, a disponibilidade de zinco é reduzida e ocorrem alterações na sobrevivência das células de diversas partes do organismo e, em particular, das células do sistema imunológico.



Essas são as nossas dicas para se manter saudável nessas mudanças drásticas de temperatura, mas é claro que há muito mais conhecimento por aí! Caso você tenha mais dicas, manda aqui pra gente! Vamos adorar saber mais de vocês.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page